Está aqui

10 técnicas para escrever melhor

Há muitas pessoas têm muita vontade de escrever mais e melhor e não conseguem, sem saberem bem porquê, o que as leva a desistir. Na verdade, existem algumas técnicas que podem ser adotadas para começarem a ter uma escrita mais evoluída. Conheça 10 técnicas para escrever melhor e transforme os seus textos por completo.

1. Ler mais

A primeira e mais importante técnica para escrever melhor é ler muito e sempre mais. É com a leitura que se adquire vocabulário, que se vai compreendendo a fluência da escrita e que se percebe a estrutura e a pontuação. Ler um jornal pode ser uma fonte de inspiração, evoluir depois para um livro mais light e, eventualmente, começar a ler coisas mais densas e mais complexas, para aprimorar a escrita com calma e com tempo. 

2. Obrigar-se a escrever com frequência

Não se pode escrever melhor se não se escrever sempre. Passando muito tempo sem praticar, o mais certo é ter um arranque difícil na próxima vez e já se ter esquecido de muitas coisas importantes e que já estavam consolidadas em textos anteriores. Assim, pode ser importante manter um caderno de escrita onde se escreve diariamente sobre algo de que se gosta ou simplesmente sobre o que se fez naquele dia. Todos os pretextos são bons para escrever.

3. Acabar com o corretor do telemóvel

O corretor do telemóvel vai buscar as palavras por nós, corrige-nos quase sem darmos por isso e acaba por não nos deixar perceber onde estamos a errar. Como tal, é muito relevante acabar com esta prática generalizada, de forma a passar a escrever melhor.

4. Erradicar as abreviaturas e as mensagens escritas com "k" ou "x"

Escrever mensagens de forma errada só porque é moda ou porque toda a gente o faz tem de deixar de ser feito, pois acaba por provocar preguiça nos jovens e leva-os a escreverem cada vez pior. Estes hábitos devem, então, ser totalmente eliminados.

5. Pesquisar sobre o que não se sabe

Não é vergonha nenhuma não saber como se escreve uma palavra ou como se constrói uma determinada expressão, daí que a pesquisa seja a saída mais correta e lógica. O dicionário ou a internet estão sempre prontos a tirar-nos as dúvidas e devem ser sempre utilizados, nunca se devendo publicar algo com dúvidas, porque mais vale perder o tempo da pesquisa do que escrever algo errado que passe a estar acessível a todos.

6. Começar com palavras simples e temas do quotidiano

Um erro de principiante é o de achar que escrever bem é escrever com palavras difíceis e "caras" e sobre temas complexos. Na verdade, para começar e até mesmo como hábito para o resto da vida, devem utilizar-se as palavras normais e simples da vida quotidiana e os temas devem também ser esses, para que se consiga escrever sobre o que se sabe.

7. Testar a pontuação e a acentuação

Sem estes dois pontos importantes, o texto nunca fará sentido. Uma vírgula pode mudar o sentido de toda uma frase e um acento mal colocado descredibiliza logo todo o texto. Daí que seja importante pesquisar sobre estas regras e nunca deixar de as praticar.

8. Deixar de recorrer a estrangeirismos

Um texto repleto de estrangeirismos não dignifica em nada um texto que deveria ser escrito em português. Estas palavras devem ser evitadas, porque não ajudam em nada a escrever melhor e também não melhoram o texto, que até poderá soar mal a quem o ler, como vindo de alguém pretensioso com a mania de que sabe expressões estrangeiras e que nem português sabe escrever direito.

9. Ler o que se escreve em voz alta

Ao ler em voz alta os erros são mais facilmente detetáveis, especialmente os de pontuação. Muitas vezes só assim é que um escritor iniciante consegue perceber onde se enganou e consegue retificar esse erro, passando a saber escrever de forma mais adequada.

10. Aprender a estruturar todo o texto

Saber quando se deve fazer um parágrafo, que um texto deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, que deve conter conectores de texto como palavras de transição e tantas outras regras imprescindíveis para escrever bem, é muito importante e, sem isso, nunca poderá fazer sentido. 

Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.