Está aqui

5 motivos para usar subtítulos na escrita online

Os subtítulos são uma técnica de escrita fundamental para quem tem de escrever para a web, tendo funções práticas ao nível organizacional, visual, de compreensão e de interesse. Aprenda qual a importância de utilizar subtítulos na escrita online.

  1. Permitem organizar o texto. De um ponto de vista puramente organizacional, os subtítulos são cruciais para uma escrita online eficaz. Como é óbvio, a leitura online é muito diferente da leitura em meios impressos e uma mancha de texto corrido num ecrã é tudo menos apelativo para quem lê. Nesse sentido, os subtítulos são utilizados para dividir e organizar o texto em vários parágrafos distintos.
  2. Tornam o texto mais apelativo. Os subtítulos têm um impacto visual muito importante e com efeitos positivos quando utilizados corretamente. Um artigo ou post que utiliza vários subtítulos para organizar e diferenciar os seus diferentes parágrafos torna-se, instantaneamente, num texto muito mais apelativo para quem lê. Para além de estar visualmente organizado, um texto com subtítulos permite a criação de espaço em torno do mesmo, o que deixa os parágrafos “respirar”, facilitando a leitura – algo que qualquer utilizador agradece.
  3. Introduzem cada secção. Tal como os títulos são fundamentais para introduzir um artigo ou post, os subtítulos são fundamentais para introduzir cada secção de um artigo. Um bom subtítulo deve comunicar claramente do que se trata o parágrafo em questão, facilitando a tarefa de quem procura uma informação específica; mas também organizando o texto de tal forma que permite, a quem lê, ter um esquema claro das questões tratadas no artigo.  
  4. Facilitam a leitura. Os subtítulos facilitam e incentivam a leitura de um artigo – quer este seja curto ou mais extenso – porque permitem criar pequenos blocos de texto uniformes, que são extremamente fáceis de ler. Para além disso, os subtítulos são ótimos para quem lê primeiro na “diagonal” para perceber se o artigo contém a informação que procura; os subtítulos permitem ao leitor “saltar” de secção em secção, conforme o seu interesse; ou facilmente retomar a leitura do artigo se for interrompido, por exemplo.
  5. Ajudam a manter o interesse. Ao poder passar os olhos exclusivamente pelos subtítulos, quem lê ficará a perceber do que se trata o artigo e de que forma ele foi organizado. Os subtítulos ilustram, de forma prática e eficiente, o princípio, o meio e o fim de um artigo – guiando e mostrando a quem lê exatamente aquilo que virá a seguir. Quem lê online não tem muito tempo a dispor e, por isso mesmo, gosta de saber com o que conta e os subtítulos têm precisamente essa função. Os subtítulos, quando construídos de forma criativa, podem ainda funcionar como uma forma de atrair o leitor, convidando-o a ler mais.  
Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.