Está aqui

6 dicas para eliminar palavras num texto

Quer seja um trabalho para a faculdade, um post para o blogue ou um artigo para o jornal onde trabalha, muitas peças escritas têm um limite de palavras. Se é daquelas pessoas que gosta de escrever muito, isto pode representar um problema, mas estas 6 dicas vão ajudá-lo quando precisar de eliminar palavras de um texto, sem comprometer o seu estilo de escrita ou aquilo que tem para dizer.

1. Gramaticalmente falando

Corte nos artigos, advérbios, preposições, adjetivos e pronomes – embora todos eles sejam elementos fundamentais da gramática, na hora de eliminar palavras de um texto, é preciso começar pelas mais pequenas e insignificantes, sem esquecer aquelas que são utilizadas para descrever algo e que são muitas vezes utilizadas em excesso. Procure formas de escrita criativa, sem ficar dependente dos adjetivos! Leia e releia bem o texto: se a utilização destes elementos da gramática não servirem para clarificar algo dentro da frase, provavelmente estão a mais.

2. Ideias repetidas

Pode custar muito ter de cortar as palavras que tanto trabalho deram a escrever, mas se precisa de configurar um artigo para um determinado limite de palavras ou carateres, é importante verificar se não repetiu ideias dentro do texto. Se um escritor ou redator dedicar muito tempo a uma peça, é natural que possa repetir ideias, mesmo com palavras diferentes – por isso, esteja atento a este tipo de situação, é uma boa maneira de encurtar facilmente um texto. Aproveite e certifique-se que não tenha incluído nenhuma redundância nas suas frases.

3. Detalhes desnecessários

Na hora de resumir um texto ou parágrafo, certifique-se que não tenha inserido dados ou detalhes extra, ou seja, deve eliminar informações suplementares que, embora possam dar graça ao texto em si, não acrescentam nada de muito relevante ao seu tema principal. Se tiver de resumir, tem de ser!

4. Transformar frases em listas

Uma excelente forma de eliminar rapidamente palavras que estejam a mais num texto é organizar as frases em formato de lista com bullets ou numa tabela. O essencial da informação mantém-se, reduz-se o número de palavras e ainda se torna a leitura da peça mais agradável – este truque funciona especialmente bem para a escrita online.

5. Dois em um

Juntar duas frases curtas com recurso a um traço, dois pontos ou ponto e vírgula é um bom truque para eliminar palavras em excesso, sem alterar o fluir natural do texto e, consequentemente, a sua leitura.

6. Rever a introdução

Muitos escritores e redatores começam por escrever a introdução que, como “rampa de lançamento” para o artigo, pode tornar-se bastante longa. No final da peça, quando estiver a fazer a revisão e necessitar de cortar palavras, reveja a introdução. O mais certo é agora conseguir dizer o mesmo, de forma ainda mais apelativa e com recurso a menos palavras.

Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?
De manhã
15%
À tarde
17%
À noite
68%
Votos totais: 652

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.