Está aqui

6 dicas para manter a concentração quando se escreve

Quem escreve sabe que, para além de ser um ato criativo, que requer muita imaginação e inspiração, escrever é também um estado de espírito – sem ele, a concentração desvanece e as palavras deixam de preencher uma página cada vez mais branca. Inspire-se nestas dicas e concentre-se na escrita a 100%.

  1. Ambiente de escrita. Manter a concentração enquanto escreve requer um ambiente de trabalho propício à concentração. Para além de ser um espaço onde não será interrompido durante as horas de escrita, esse escritório ou local de trabalho deve estar bem equipado, organizado e limpo; deve ser agradável e confortável – exige-se as condições mínimas de trabalho! Existem também fatores exteriores que podem minar a concentração de um escritor – TV, Internet, rádio, telefones, telemóveis, janelas abertas… Identifique os fatores exteriores que costumam sabotar a sua concentração (sim, sabe perfeitamente quais são!) e elimine-os nas horas em que necessita de se dedicar à escrita a 100%. 
  2. Pesquisa prévia. Se o trabalho de escrita que tem em mãos requer pesquisa prévia, faça-a antes de começar a escrever. Porquê? Porque pesquisar e escrever em simultâneo pode prejudicar negativamente os níveis de concentração, uma vez que estará a saltar do texto para a Internet para as estantes do escritório à procura de um livro… e acabando por não fazer nada de muito concreto. A pesquisa deve ser um trabalho que precede a escrita propriamente dita, de forma a não prejudicar o seu fluir natural – já sabemos que espreitar apenas aquele link, pode levar a outro e a outro e a só mais um… Se durante o ato de escrever detetar informação ou dados em falta, deixe um espaço em branco, tome nota no seu caderno e no final pesquise tudo o que precisa para poder terminar o projeto de escrita.
  3. Objetivos e recompensas. Por vezes, assegurar a concentração quando se escreve pode ser transformada num jogo ou desafio. Como? Simples: determine que para cada meia hora de escrita terá como recompensa 5 minutos para navegar na Internet ou depois de escritas 500 palavras, tem direito a uma pausa de 10 minutos. Recorrer ao sistema “objetivos e recompensas” é um ciclo vicioso, mas de elevada produtividade porque quem escreve quer chegar à recompensa, por isso, vai trabalhar nesse sentido; e uma vez desfrutada a pausa, voltará à escrita com energias renovadas e com vontade de chegar à próxima recompensa. Resultado? Dedos no teclado, palavras no ecrã e concentração absoluta.
  4. Tempo de escrita. Todos os escritores têm um determinado momento no dia em que são mais criativos e mais produtivos – enquanto alguns adoram escrever pela noite dentro, outros preferem levantar-se mais cedo para escrever. De forma a garantir a concentração quando escreve, é importante identificar o tempo em que se sente melhor a escrever, em que as ideias e as palavras fluem sem esforço – é meio caminho andado para um trabalho concluído, bem feito e sem stress.
  5. Tenha sempre um plano. Defina sempre no dia anterior aquilo que vai escrever no dia seguinte ou, se preferir, faça um plano semanal logo na segunda-feira de manhã. Ao começar a trabalhar no dia seguinte saberá exatamente aquilo que o espera e é uma questão de pôr mãos à obra. E a verdade é que ter um plano elaborado no dia antes sobre aquilo que vai escrever no dia seguinte vai permitir, mesmo que seja de forma inconsciente e apenas na sua cabeça, que comece a desenvolver ideias. Ter ideias é concentrar-se para transformá-las em palavras e frases, o que se traduz em escrita produtiva, o que combate o temido bloqueio de escritor. Simples não é?
  6. Escreva simplesmente. Sente-se, desligue-se de tudo aquilo que o rodeia, interiorize o trabalho que tem pela frente e simplesmente comece a escrever – se sentir-se verdadeiramente apaixonado pela escrita, ela surgirá de forma natural e com ela o nível de concentração necessário para escrever sem limites. Apaixone-se, envolva-se, concentre-se e faça da escrita uma prioridade.
Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.