Está aqui

8 dicas para usar listas e tabelas na escrita online

As listas, numeradas ou com simples bullets, assim como as tabelas, são ferramentas cruciais para a escrita online porque, para além de tornarem a formatação de um artigo mais apelativa, também são uma excelente forma de organizar uma vasta quantidade de informação e torná-la fácil de ler.

  1. Um parágrafo extenso, com muita e/ou informação complexa pode ser transformado numa simples lista para facilitar a leitura e tornar todos os pormenores mais visíveis.
  2. Use listas numeradas para um texto-tutorial que explique alguma coisa passo a passo, para um conjunto de instruções ou para um artigo do género “Top 5 resorts no México” ou “10 ideias para poupar dinheiro”. Para os restantes tipos de listas, utilize bullets.
  3. Listas com uma, duas ou três palavras podem ser mais extensas; listas com mais do que três palavras ou compostas por uma frase, devem ser curtas.
  4. Quer utilize listas ou tabelas na escrita online, evite centrar o texto, optando antes por alinhar do lado esquerdo.
  5. As listas e as tabelas são um excelente recurso quando é necessário editar um texto, ou seja, quando precisar de diminuir o número de palavras ou carateres de um artigo.
  6. As tabelas são um excelente recurso quando é preciso apresentar números que estão relacionados entre si. Por exemplo, um parágrafo com dados relativos aos lucros de quatro grandes empresas em quatro anos distintos pode ser apresentado, de forma mais clara, através de uma simples tabela.
  7. Na escrita online, use tabelas se tiver informação causa-efeito, ou seja, se tiver vários cenários do género “se o caso for…” “então deve fazer…”, compile essa informação numa tabela. Escrever tudo por extenso num único parágrafo pode tornar-se confuso e pouco apelativo em termos de leitura.
  8. Tal como as listas, também as tabelas devem ser pequenas e sucintas na escrita online, caso contrário o utilizador poderá ter de estar constantemente a subir e descer a página para recordar qual a informação que está em cada coluna.
Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.