Está aqui

9 sugestões para encontrar mais tempo para escrever

Quem escreve, quer de forma profissional, quer como passatempo, sabe que nem sempre é fácil encontrar o tempo necessário para escrever tudo aquilo que gostaria de escrever. Por isso mesmo, mais do que encontrar mais tempo para escrever, é fundamental criar mais tempo para escrever. Veja como!

  1. Agendar uma hora para escrever: qualquer pessoa que goste de escrever e que se dedica a esta arte, sabe que existem determinadas horas no dia em que é mais produtivo, onde a inspiração flui e consegue escrever sem parar. Encontre a sua hora produtiva e agende-a, literalmente, na sua agenda diária. Cumpre-a escrupulosamente e vai ver como terá sempre tempo para escrever!
  2. Começar a escrever cedo: um dos melhores momentos do dia para escrever é logo de manhã, antes de mais ninguém estar acordado lá em casa. Por isso, passe a levantar-se mais cedo meia hora ou uma hora, de dois em dois dias, para começar a habituar-se a este novo processo de escrita. Não tarda nada, vai passar a levantar-se todos os dias mais cedo só para escrever e rapidamente verá a sua produtividade aumentar significativamente… é apenas uma questão de hábito.
  3. Isole-se: as pessoas – nomeadamente aquelas que conhecemos bem – são uma enorme distração, por isso, se precisa de encontrar mais tempo para escrever, isole-se! Procure o melhor local para o fazer: há quem goste de ficar completamente sozinho na hora de escrever, de preferência em casa; mas também pode isolar-se sem precisar de ficar completamente sozinho, existindo inúmeros locais agradáveis para se escrever, ideal para quem não aprecie ficar fechado em casa.
  4. Elimine as distrações: encontrar mais tempo para escrever também passa por eliminar todas e quaisquer distrações que impeçam que esse tempo que reservou para escrever, seja de qualidade. O que significa isso? Significa pôr o telefone em silêncio e simplesmente não atender chamadas; significa estar completamente offline; significa fechar a porta do escritório (com um aviso “não interromper” se necessário!). Pode parecer drástico, mas se precisa de mais tempo de escrever, não o desperdice com distrações/coisas que vão continuar lá à sua espera, mesmo depois de ter terminado de escrever o que tinha para escrever.
  5. Aproveite os tempos de espera: quer seja no consultório do dentista ou no carro enquanto espera que o seu filho saia da escola, tenha sempre um caderno consigo, onde possa escrever novas ideias, fazer uma sessão de brainstorming ou anotar 2 ou 3 parágrafos para aquele artigo que tem em mente. Qualquer nicho de tempo pode ser aproveitado para escrever… quem sabe não é daí que saem algumas das melhores frases do dia!
  6. Seja polivalente: outra excelente alternativa – e que funciona bem se estiver sozinho – é ditar para um gravador ou mesmo para o telemóvel ideias ou frases inteiras para mais tarde, na hora de escrever, poder aproveitar! Esta técnica pode ser utilizada, quer esteja a fazer a sua caminhada matinal, quer esteja a preparar o almoço ou a fazer a viagem para o emprego. Para evitar usar o tempo que destinou à escrita para fazer pesquisa, ouça podcasts ou livros áudio durante esses mesmos momentos.
  7. Estabeleça os seus próprios deadlines: qualquer redator ou escritor está habituado a deadlines, por isso, porque não estabelecer os seus próprios prazos para entrega. Para além de ser um bom desafio no âmbito da escrita, é também um excelente pretexto para encontrar tempo para escrever. E quem não gosta de um bom desafio?
  8. Registe e analise: a melhor forma de encontrar mais tempo para escrever é fazer, durante um mês aproximadamente, um diário da escrita, onde regista a que horas começou e terminou de escrever (minutos/horas), quanto escreveu (caracteres/palavras/páginas) e onde estava quando escreveu tudo isso. Depois, analise o seu diário da escrita de forma a poder perceber em que dias/horas/locais é que a sua escrita é mais e menos produtiva. Faça os ajustes necessários para encontrar efetivamente mais tempo para escrever.
  9. Estágio de escritor: uma vez por mês (ou de dois em dois meses), reserve um fim-de-semana na casa de campo dos pais ou num hotel onde não irá fazer mais nada se não escrever. Como em qualquer estágio, também o estágio de escritor requer disciplina e concentração máxima. Bom trabalho!
Votação: 

Comentários

Replied
Retrato de brunalopes

A MADRUGADA É DELICIOSA. escrevo SEMPRE NAS ALTAS HORAS ONDE TUDO É SILÊNCIO, ONDE TUDO COMPACTUA PARA QUE VOCÊ ESTEJA LIMPA E IDÉIAS BORBULHEM DENTRE OS POROS DO SEU CORPO.SEMPRE ACOMPANHADOS DE UM BOM CAFÉ AMARGO, E UM CIGARRO ACESO... AS LEMBRANÇAS DE UM DIA CONTURBADO FAZ COM QUE CAMINHOS IMAGINÁRIOS AVANCEM PARA UMA BOA OBRA DE LITERATURA DE FICÇÃO. ASSIM ME VEJO QUASE TODOS OS DIAS COM VISUALIZAÇÕES DIFERENCIADAS DE UMA PERSPECTIVA DE VIDA DIFERENTE AO OLHAR DE QUALQUER OUTRO SER. ME ACABO ENTRE PALAVRAS ORGANIZADAS E MACIÇAS DE UMA MENTE EQUILIBRADA DE SONHOS E FANTASIAS.

Replied
Retrato de Clara

Olá, adoro este site, gostaria de saber se poderiam meter aqui um texto que eu fiz, seguindo algumas dicas do site.
Aguardo uma resposta, Obrigada.

Replied
Retrato de Weslei Henrique

Mereço apanhar muito.
Tenho uma estória monstro na cabeça e não consigo colocar no papel.

:(

Bjs

—-

WesleiS

Replied
Retrato de masreis

Estou usando a internet para me ajudar a escrever e tem sido um grande sucesso.
Anoto todas as ideias em arquivos no computador, em uma pasta com propostas para livros e artigos.
Para isso, você pode usar o dropbox ou evernote. Assim você tem tudo sempre disponível onde estiver, já que fica gravado na internet.
Minha sugestão é que não fique perdendo tempo com um tema que não se desenvolve. Por isso eu anoto todos os pensamentos. Se um deles não está funcinando, ele volta para a pasta de propostas e eu trabalho em outro.

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?
De manhã
15%
À tarde
17%
À noite
68%
Votos totais: 652

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.