Está aqui

Como se tornar num redator freelancer de sucesso

O trabalho a partir de casa tem cada vez mais adeptos em diversas áreas de trabalho. Se gosta e tem aptidão para escrever e um currículo impressionante, poderá encontrar - embora não muito facilmente - um trabalho à sua medida como redator freelancer. A procura é cada vez maior, no entanto, tal como em muitas outras áreas, a oferta é limitada. Saiba como se tornar num redator freelancer de sucesso e faça desse o seu modo de vida.

Tenha uma noção real das suas capacidades

Antes de embarcar numa aventura de trabalho como redator é necessário que conheça os seus pontos fortes e fracos, sendo realista em relação às suas capacidades atuais. Não é fácil admitir que se cometem erros ortográficos ou gramaticais, mas é algo que terá que ser avaliado antes do envio do currículo.

Trabalhe para melhorar

Agora que conhece bem as suas capacidades, trabalhe para corrigir as suas faltas. Tire cursos de escrita, reveja os seus conhecimentos, domine a área da escrita cada vez melhor e verá que se tornará num melhor redator.

Crie um portfólio impressionante

Para que possa encontrar um emprego que valha a pena é essencial que saiba e possa mostrar as suas capacidades. Escreva muito, treine a pesquisa, a gramática, a imaginação e junte alguns textos. Depois, corrija-os devidamente e junte-os num portfólio de escrita invejável para que possa mostrar o que vale a cada concurso para um trabalho.

Estude o mercado

Para quem está a começar, este passo é muito difícil. Se tirou um curso superior ou especialização na área da escrita, conseguirá analisar a oferta e procura mais facilmente, mas se não o tiver feito, terá que recorrer à pesquisa para que conheça de que é feito o mercado da escrita freelancer. Procure empresas da área e conheça o que elas procuram para apurar se, de facto, se conseguirá inserir no mercado. Determine o tipo de trabalho que procura e assuma que terá que começar algures. É neste ponto que deve determinar se pretende que este trabalho seja em part-time ou full-time e se tem, de facto, capacidade para se tornar num bom e dedicado redator.

Seja persistente

Mesmo que não consiga à primeira e tenha que se manter como aspirante a redator, não perca a esperança. Continue a trabalhar no portfólio, cartas de apresentação bem redigidas e, mesmo que consiga trabalho freelancer, não se dedique imediatamente apenas à escrita. Não é fácil ter sucesso nesta área, portanto poderá manter outro trabalho até obter alguma estabilidade profissional na área da redação de texto.

Decida o seu tipo de escrita

Defina o tipo de escrita em que melhor se insere e foque-se nele. É importante que se foque e que se especialize num tipo de escrita para que saiba o que tem para oferecer a uma determinada empresa. Encontre um nicho em que se encaixa bem como redator e dedique-se a ele.

Pesquise

Procure trabalho na área e tenha muita motivação e persistência. Não se negue a começar com um trabalho pequeno, como criar um blogue para escrever melhor por exemplo, pois todos os trabalhos deverão receber a atenção devida. Prepare-se para crescer como pessoa e como profissional a cada trabalho de redator freelancer que encontrar.

Promova o seu trabalho

Crie um portfólio online, partilhe-o e faça-o fácil de ler e pesquisar. Crie um perfil na rede social profissional e envie vários currículos com boas cartas de apresentação e amostras das suas habilidades enquanto redator.

Peça ajuda

Se conhece alguém na área, talvez um redator mais experiente, não se acanhe em pedir-lhe ajuda. Peça-lhe que o ensine meticulosamente como funciona o mercado dos redatores, as dicas, truques e estratégias para que possa ter sucesso como redator.

Aprenda a manobrar todas as necessidades

Aprenda a gerir finanças, vida laboral, vida doméstica, vida social e horários. Seja rígido consigo mesmo para que consiga manobrar bem todas as áreas em torno da sua vida como redator freelancer.

Agora que tem algumas dicas sobre como se inserir no mercado da redação freelancer, só lhe resta encontrar a motivação para começar e a determinação para se manter um bom redator. Quem sabe um dia deixe o freelance de parte e se torne num redator fixo.

Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.