Está aqui

A importância dos títulos para a escrita online

Escrever eficazmente para a web implica captar a atenção do utilizador da forma mais rápida e criativa possível. Um bom local para começar é com os títulos: em média 8 em 10 pessoas leem o título, mas apenas 2 acabam por ler o artigo completo. Já deu para perceber qual a importância dos títulos para a escrita online?

Um título diz tudo

Bom ou mau, um título para a web diz tudo e pode ser o motivo pelo qual um utilizador escolhe ler ou não determinado artigo – pode ser a diferença entre clicar num link ou abandoná-lo em busca de outro, mais apelativo. Um título pode aparecer nos mais diversos veículos: conta de e-mail, RSS feed, redes sociais ou até no telemóvel e, independentemente do meio, deve ter sempre a mesma função: fazer uma excelente primeira impressão no leitor. Caso contrário, o artigo ou post corre o risco de nunca ser lido. É por isso mesmo que apostar na criação de excelentes títulos é uma das melhores formas de cativar leitores. Para além de resumir efetiva e eficazmente o tema do artigo, um título para a escrita online tem de conseguir a atenção de quem o lê porque o leitor irá tomar a decisão de ler ou não o que vem a seguir, muitas vezes baseado unicamente nesse título.

Requisitos de um bom título

Um bom título resume a essência do artigo com poucas mas poderosas palavras – basta observar os títulos de jornais, revistas e até anúncios publicitários, que são excelentes fontes de inspiração para quem tem de escrever títulos atrativos para a web. Os principais requisitos para um bom título incluem:

Claro: para ser simultaneamente compreensível e informativo, um título tem de ser claro, tem de ir direto ao assunto – que neste caso é o tópico do artigo que encabeça. Um bom exemplo pode ser o seguinte: “Tudo o que precisa saber sobre piscinas biológicas”. Quanto mais claro, melhor: o leitor agradece.

Específico: um título que não é específico dificilmente se conjugará com o artigo e todos os leitores querem títulos específicos, ou seja, querem saber: do que se trata o artigo? Não se esqueça de incluir as keywords do artigo em questão, recorrendo à escrita criativa para tornar essas palavras-chave num convite para continuar a ler. Por exemplo, num artigo sobre “piscinas biológicas” o título “Nadar numa piscina amiga do ambiente” não é tão específico ou criativo como “Piscinas biológicas: mergulhos amigos do ambiente”.

Curto: curto e de leitura rápida são dois requisitos fundamentais para os títulos online. No que toca a escrever títulos para a web, menos é mais e a prática, juntamente com uma boa dose de criatividade, permite a elaboração de títulos curtos, memoráveis e atrativos – que motivam a continuação da leitura. Por exemplo: “Piscinas biológicas de A a Z”. Em alguns casos, os títulos mais compridos também funcionam para a escrita online – nessas situações é importante utilizar a pontuação para facilitar a leitura, por exemplo, aplicar vírgulas, traços ou dois pontos.

Poderoso: para captarem e prenderem o olhar do leitor, os títulos para a escrita online precisam de ter força e essa força encontra-se normalmente na utilização de verbos curtos, que incitam à ação. Quando escrever títulos para a web, utilize sempre a voz ativa em detrimento da voz passiva, escrevendo sempre no presente e nunca no passado (a não ser que seja imprescindível). Procure sinónimos curtos e interessantes para os verbos habitualmente utilizados ou então dê mais força às keywords com a introdução de palavras poderosas como “simples”, “rápido” ou “interessante”. Por exemplo: “5 piscinas biológicas fantásticas para o seu jardim”.

Top 5 formatos para títulos online

  1. Perguntas abertas: utilizar uma pergunta como título é uma das melhores formas de responder às dúvidas e necessidades de quem lê, garantindo assim ao utilizador que encontrou nesse artigo aquilo que procura. O resultado? O utilizador é incentivado a ler o artigo de uma ponta à outra. Por exemplo: “Sabe o que é uma piscina biológica?”.
  2. Perguntar porquê: se uma pergunta já aguça a curiosidade de quem lê títulos online, uma pergunta específica torna-se um íman ainda mais forte. Quem pesquisa online normalmente fá-lo de uma forma rápida e impaciente, parando apenas para analisar aquilo que realmente lhe possa interessar. Para conseguir que um utilizador pare para ler um título, faça uma pergunta específica onde recorre ao infalível “porquê”, mostrando que tem a resposta para aquilo que procura – afinal de contas, a própria palavra “porquê” integra milhões de pesquisas todos os dias. Por exemplo: “Porque é que as piscinas biológicas são amigas do ambiente?”.
  3. Como: os artigos “how to” são dos mais populares na Internet por um simples motivo: dão respostas específicas a problemas específicos, por isso, utilize o formato “como fazer” nos títulos para escrita online. Simples e eficaz, não há como enganar com este tipo de título que promete ajudar quem o lê. Por exemplo: “Como instalar uma piscina biológica em casa”.
  4. Tops: igualmente populares, os títulos “top” que anteveem uma lista numerada aguçam a curiosidade e fazem com que os utilizadores web olhem duas vezes. A verdade é que a maior parte dos cibernautas adora listas e tops, por isso, utilize este “isco” nos títulos online para garantir a leitura de artigos e posts. Por exemplo: “10 bons motivos para ter uma piscina biológica no jardim”.
  5. Pros e contras: informativo e apelativo, um título que anuncia “pros e contras” ou “vantagens e desvantagens” promete um artigo completo que depressa se tornará numa boa referência online. Por exemplo: “Pros e contras de uma piscina biológica”.
Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?
De manhã
15%
À tarde
17%
À noite
68%
Votos totais: 652

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.