Está aqui

Quer escrever melhor? Crie um blogue!

Ter e manter um blogue pessoal é uma forma inteligente de praticar e melhorar a escrita. Para além de treinar o ato de pesquisar e escrever várias vezes por semana, pode tornar-se especialista numa ou mais áreas. Parece difícil? Não é! Como se vai poder perceber nas dicas seguintes, é apenas mais um desafio para quem quer vencer no maravilhoso mundo da escrita.

Não descure a imagem

Todos os escritores e redatores assumem que, para que a escrita flua, têm de encontrar o espaço e o momento certos. Ultrapassada a escolha do melhor sítio para escrever, há que escolher o melhor sítio onde escrever, literalmente. É importante que o blogue tenha uma imagem que lhe agrada e que seja uma inspiração para a escrita de textos bons, mas não só – que seja também apelativo para quem vai ler. Hoje em dia, a maior parte das plataformas de criação de blogues oferece uma grande variedade de modelos e layouts, pelo que é simples personalizar a cor de fundo ou até mesmo escolher e adicionar pequenas ilustrações que sejam do agrado do autor do blogue.

Pense no que vai escrever

O blogue é temático e direcionado para um público específico? Então, deve garantir que os textos a escrever e a publicar não fogem desse estilo editorial. Se, pelo contrário, o blogue for generalista e tiver leitores diversos, basta respeitar as regras básicas de redação de artigos para a web, de forma a garantir que toda a escrita possa estar perfeitamente em linha com o que pretende.

Independentemente do teor do blogue, é importante que o redator pense muito bem nos textos que vai escrever. Pode inclusivamente começar por escrever numa folha de papel algumas ideias do que quer construir editorialmente, de que forma quer escrever, que tom usar, quais os artigos que precisa para lançar o blogue, se vai adotar um perfil específico para escrever… Este trabalho prévio não só vai ajudar a definir toda a linha editorial do blogue, como vai contribuir para a construção de uma voz própria que, por sua vez, vai tornar a escrita uma motivação ao invés de uma obrigação.

Crie uma rotina

Quem mantém um blogue normalmente fá-lo por duas razões: quer ter um diário virtual e quer conquistar leitores para fazer crescer o blogue. Ambos os motivos exigem a mesma coisa – escrever bem e regularmente para manter o blogue atualizado e os leitores fidelizados. Daí a importância de criar um calendário editorial (o que vai escrever e quando vai publicar) e uma rotina de escrita (Vai escrever um pequeno post por dia? Vai escrever um post mais extenso por semana? Vai escrever tudo ao fim-de-semana ou na véspera da publicação?) Defina um método e rotina para o processo de escrita e mantenha-se fiel ao mesmo. Uma rotina de escrita não só vai permitir que aperfeiçoe o seu estilo de escrever, como ajudará a solidificar a presença do blogue online… e quem sabe, destacá-lo!

Dê ouvidos a quem o lê

Os escritores escrevem sempre para alguém. Quem tem um blogue público escreve para um público diverso e desconhecido, e tem uma vantagem tremenda: pode receber feedback imediato dos seus leitores.

Por isso, para além da opção de comentários, é importante adicionar também um endereço de correio eletrónico para onde os leitores possam enviar emails que serão bastante úteis na percepção da opinião de quem efetivamente lê os seus textos. Esta é uma excelente forma de perceber quais os posts mais e menos populares, quais os temas que vale a pena aprofundar, sobre que assuntos gostariam que escrevesse… no fundo, muitas ideias para escrever sempre mais e melhor.

Se receber comentários negativos, não desanime. Nem o premiado José Saramago ganhou simpatia consensual. É normal que não agrade a todos os seus leitores, pelo que deve permitir-se perceber se algumas das críticas poderão ser úteis no sentido de melhorar as suas técnicas de escrita.

Pratique e inove

Não existe nenhum redator de sucesso sem treino. E só através da prática é que é possível melhorar e inovar na escrita. Faça questão de treinar todas as suas capacidades criativas relacionadas com a escrita. Leia atentamente os seus textos e tente colocar-se na pele do leitor para perceber se as suas ideias fazem sentido.

Depois, arrisque: experimente cortar 10% das palavras sem danificar o conteúdo do texto; ou escrever por tópicos e listagens; ou até mesmo editar parágrafos aleatórios em vez de seguir a ordem do texto, criando uma linguagem única e um estilo próprio.

Acima de tudo, não se contente com o medíocre. Dê o seu melhor, praticando e escrevendo, lendo muito, procurando inspiração em todo o lado e tentando encontrar o seu caminho. Rapidamente perceberá que a blogosfera pode ser um excelente meio para se tornar um redator de sucesso.

Votação: 

Comentários

Replied
Retrato de Erick

Pretendo ser um ótimo escrito no futuro,mais ter um blog e ter a responsabilidade de dar o que as pessoas querem ler...obrigado por esta lendo meu comentário, você escrevê muito bem

—-

Erick Rodrigues de francês júnior

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.