Está aqui

Top 8 locais para escrever

Tão importante para a escrita como a inspiração e a concentração, é o local onde escrevemos, pois este pode contribuir de forma positiva ou negativa para a produtividade da nossa escrita. Se ainda não encontrou o local perfeito para escrever de forma criativa e contínua ou, se por outro lado, sente que está numa fase de bloqueio, siga as nossas sugestões e tente uma mudança de local. Pode fazer uma grande diferença!

1. Casa

À partida, e segundo uma grande maioria de escritores, um dos melhores locais para escrever é na nossa própria casa: um espaço familiar, confortável e tranquilo onde é possível trabalhar com afinco e paixão. O truque passa por descobrir qual a melhor divisão da casa para escrever: há escritores famosos que só conseguem escrever deitados na cama, outros necessitam de um escritório privado, outros instalam-se na mesa da sala de jantar e existem ainda alguns que construíram um pequeno anexo à casa, situado no jardim, que funciona exclusivamente como sala de escrita. Procure o seu nicho…

2. Jardim/Parque

Não há melhor estímulo para quem escreve do que sair das habituais quatro paredes e aventurar-se para o ar livre de caderno de escrita e/ou computador em mão. O ar fresco fornece ao corpo uma verdadeira lufada de oxigénio que vai certamente deixar a criatividade fluir e motivar a caneta sobre o papel ou os dedos sobre o teclado. As opções para escrever ao ar livre são muitas, desde o jardim da cidade ao parque do seu bairro, só precisa mesmo de um sítio para se sentar confortavelmente (pode sempre levar uma manta/cadeira de praia para estender na relva!) e deixar que a mãe natureza o inspire…

3. Café

Desde sempre que os cafés são ponto de encontro e de trabalho para mentes criativas e hoje não é exceção – os cafés continuam a ser muito procurados para quem precisa de um espaço agradável e ligeiramente movimentado para escrever. Segundo muitos escritores, a energia presente em espaços como estes, assim como as interações com outras pessoas e as conversas ouvidas, são uma boa fonte de inspiração e até geradora de novas ideias.

4. Escritório

Para quem requer disciplina total no que toca a ser eficaz e produtivo em termos de escrita, o escritório fora de casa pode muito bem ser a melhor opção. Se para escrever necessita de levantar-se, arranjar-se, tomar o pequeno-almoço e sair como se estivesse a ir para o emprego – e no fundo até está! – então sugere-se que alugue uma sala onde possa trabalhar tranquilamente ou, se necessitar da presença e comunicação com outras pessoas, procure um espaço de trabalho coletivo.

5. Esplanada

Nos dias de sol – faça Verão ou faça Inverno – uma boa esplanada com vistas agradáveis para a cidade, jardim ou praia pode ser exatamente o que precisa para dedicar algumas horas à escrita. O ambiente enérgico e a possibilidade de observar pessoas, cenas e uma grande variedade de coisas pode ser uma boa motivação para se perder na escrita…

6. Biblioteca

Espaço perfeito para quem precisa do silêncio absoluto para escrever muito e bem, as bibliotecas não podiam ser mais indicadas. Um local onde todos estão a trabalhar/ler só pode ser inspirador para quem precisa de se dedicar à escrita, sem esquecer o facto de estar rodeado de livros e revistas – um bom escape para fazer uma pausa ou afugentar o “writer’s block”!

7. Centro comercial

Outro bom local para escrever e que vale a pena experimentar se ainda não o fez são os centros comerciais: recheados de coisas bonitas, muitos estímulos visuais, wi-fi e ainda vários recantos onde é possível escrever de forma concentrada – desde os mais sossegados aos mais movimentados (conforme o gosto de quem escreve) – tem ainda a vantagem dos restaurantes/cafés que são perfeitos para fazer uma pausa. No Verão é convidativo devido ao ar condicionado e no Inverno é quente e um bom sítio para escrever quando sente necessidade de sair de casa, mas o mau tempo não permite estar ao ar livre.

8. Comboio/autocarro/metro/ferry/avião

Muitas vezes, a melhor forma de escrever de forma produtiva é aproveitar tempos de espera ou de viagem como aqueles que faz para chegar ao trabalho ou às aulas todos os dias. Quer seja de comboio, autocarro, metro, ferry ou mesmo viagens de avião, estes meios de transporte – desligados do mundo em termos virtuais – são todos bons locais para escrever, resta aproveitá-los com criatividade!

Votação: 

Comentários

Replied
Retrato de João pedro da Costa

Na minha opnião, não existe um top lugar para melhor escrever. Existe sim um local onde as coisas fluem mas isso vai de cada escritor. Posso dizer que escritor que não escreve a partir de uma experiencia não será nunca um bom escritor. Pois como escrever sobre um fato se vc nunca viveu um fato? A melhor forma é avivencia. Sempre que eu vou escrever sobre algum fato, como a morte de algum personágem. Vivencie a morte de um parente ou até mesmo entre de penetra em um cortejo ou em um velório. Pode ser fúnebre, mas com a vivência você mse aperfeiçoa.

Replied
Retrato de G.F. Lima

Isso vai co certeza de cada escritor, eu por exemplo, não consigo escrever em casa!

sempre me distraio com outras coisas, mas quando saio para um local (principalmente onde não haja conexão com a internet)as palavras fluem magicamente!uma boa mesinha em um café, praça de alimentação do shopping ou qualquer lugar do tipo, para mim, é o melhor lugar para escrever, mas como disse, ai vai de cada escritor.

—-

G.F. Lima

Replied
Retrato de Micko

Ou mate alguém e compareça ao enterro.

Replied
Retrato de RoyaltyImClaire

Sinceramente, consigo escrever em qualquer lugar, mas eu prefiro escrever antes de dormir, mais ou menos uma e meia da manhã, deitada na cama e com as luzes apagadas, ouvindo uma música bem agitada. Para mim as ideias fluem melhor assim.

—-

->Claire

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.