Está aqui

Vantagens de manter um caderno de escrita

Todos os grandes escritores tiveram ou têm um e todos os aspirantes a escritores também o devem ter. O quê? Um caderno de escrita! Mesmo vivendo numa era 100% digital, não há nada como manter um caderno ou diário de escrita. Seja um Moleskine ou um velho caderno, são muitas as suas vantagens e uma das mais importantes é mesmo aquilo que está escrito entre as suas páginas.

Registo de ideias preciosas

Quantas vezes não teve uma ideia brilhante para um artigo enquanto viajava de metro? Quantas vezes já conseguiu escrever, na cabeça, uma ou duas frases inesquecíveis para um livro enquanto esperava no consultório médico? E quantas vezes não perdeu essas mesmas ideias porque não as anotou nesse preciso momento? É precisamente aqui que se revela a importância de um caderno de escrita – uma ferramenta valiosa para qualquer escritor e que deve acompanhá-lo onde quer que esteja. Para além de registar as suas melhores ideias, o caderno de um escritor também pode servir para anotar projetos futuros, partes de uma conversa que acabou de escutar ou funcionar simultaneamente como um diário onde desabafa através da palavra escrita. Para um escritor, tudo isto pode ser uma ideia ou uma inspiração para o futuro.

Fonte de inspiração

Um caderno de escrita bem preenchido torna-se numa fonte de inspiração inesperada, afinal está recheado de palavras escritas por si, cenas engraçadas às quais assistiu, citações, palavras motivadoras, diálogos que ouviu, ideias para futuros artigos ou livros – basta abrir o caderno e ler, muitas vezes o brainstorming já lá está. O caderno do escritor torna-se especialmente útil naqueles momentos de “writer’s block”, nas alturas em que está sem inspiração e tem dificuldade em escrever.

Praticar a escrita

O próprio ato de escrever num caderno estimula o cérebro, faz-nos pensar, sonhar, ser criativos, ou seja, para escrever temos de fazer tudo isso. Ao manter um caderno de escrita irá exercitar o seu “músculo da escrita” e como em tudo, a prática aperfeiçoa. Ao escrever diariamente ou frequentemente num caderno de escrita, irá melhorar a sua técnica e rapidez, mas também irá introduzir uma enorme variedade de escrita no seu trabalho. Para além disso, ao manter uma escrita ativa terá uma maior tendência para lutar, com sucesso, contra o “bloqueio de escritor” e manter a sua escrita fresca, interessante e original.

Ferramenta de trabalho portátil

Existem muitos escritores que têm mais do que um caderno de escrita, ou seja, têm um à cabeceira da cama, um no escritório, outro no carro e ainda um no WC… e porquê? Porque é uma ferramenta de trabalho económica, multifacetada e extremamente prática. O facto de poder ter um caderno de escrita sempre consigo permite-lhe escrever pensamentos pessoais, ideias para artigos, tomar notas de uma pesquisa interessante que acabou de fazer e, claro, registar, preto no branco, aquelas ideias brilhantes que surgem quando menos esperamos. Independentemente do número de cadernos que tiver, o importante é utilizá-lo como a excelente ferramenta de trabalho que ela é.

Um diário de evolução

Para além de ser um registo de uma particular fase na sua vida, como pessoa e como escritor, um caderno de escrita é ainda um diário de evolução como escritor. Notará certamente grandes diferenças entre o primeiro e o décimo caderno de escrita e essa bibliografia é imprescindível! Para além de poder analisar em que aspetos a sua escrita melhorou, permite-lhe ter em conta quais são as suas principais dificuldades e em que áreas existe espaço para melhoramentos. Ter acesso ao seu passado como escritor pode ser um excelente incentivo para o presente e para o futuro.

Votação: 

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.