Está aqui

Como criar e apresentar um portfólio de escrita

A escrita faz parte do seu percurso profissional e sente que está na altura de procurar novos desafios? Nesse caso, o primeiro passo é definir e elaborar um portfólio que apresente devidamente o seu trabalho – o que passa, necessariamente, por imputar a máxima criatividade na apresentação que vai fazer de si mesmo e daquilo que escreve. Mais do que um simples currículo, é um portfólio de trabalhos escritos que poderá ajudá-lo não só a promover o seu trabalho, como destacá-lo frente a outros redatores, copywriters e escritores. Conheça, então, as linhas orientadoras para criar um portfólio de escrita impactante e criativo o suficiente para abrir as portas ao seu futuro profissional. 

Dê-se a conhecer no país mais povoado: a Internet

Hoje em dia, é mais do que certo que nenhuma empresa ou pessoa existe se não estiver presente na Internet. São já muitos os recrutadores que, inclusivamente, puseram de lado o processo tradicional para apenas procurarem potenciais colaboradores na esfera digital. Por isso, tão importante quanto ter o seu perfil em redes sociais como o LinkedIn, é desenvolver a sua própria página web. Caso não domine programação e web design, pode sempre criar um blogue que, para além de não implicar quaisquer custos com alojamento e manutenção, é de utilização básica. O mais importante é que, quer opte por um blogue ou um site profissional, garanta a máxima criatividade e personalize todo o design à medida da sua escrita e estilo de escrever.  

Plataformas para a criação e alojamento de portfólios digitais

Não há forma mais atual de ter um portfólio de escrita online e, se não tem ou não quer ter um site ou blogue profissional, pode sempre criar e alojar um portfólio digital em plataformas próprias para o efeito. Entre gratuitos e pagos, com mais ou menos opções de design e outras ferramentas de interesse, estas são algumas das plataformas atualmente existentes para a criação e alojamento de portfólios digitais:

Defina o seu estilo

A escrita, tal como quase todas as áreas profissionais, tem diferentes níveis de atuação: podendo tratar-se de escrita literária, escrita publicitária, guionismo, escrita para web, copywriting ou jornalismo, entre outras. Deixe claro em todo o seu portfólio qual é a sua especialização, através de mensagens chave e até mesmo de imagens que marquem efetivamente a diferença. Se é especialista em guionismo cinematográfico, por exemplo, uma boa forma de o fazer é definir o seu site com uma imagem que o ilustre: como a tradicional claquete. 

Faça mais do que “copy-paste”

Partamos do pressuposto de que é jornalista e que tem diversos artigos publicados em várias publicações mensais. Neste caso, não impactará ninguém com a simples publicação dos textos que redigiu – é preciso que o faça com força estética e impacto visual. Por isso, digitalize as páginas em que saíram as suas notícias e artigos, exibindo-os na versão original e colorida. Se foi responsável pela criação de slogans publicitários, publique o anúncio. Caso tenha escrito um livro, publique a imagem da capa e ilustre-a com um trecho que represente com máxima qualidade o seu estilo de escrita. Porque, aqui, o segredo é o mesmo que utiliza na escrita: marcar a diferença. 

Mais nem sempre é realmente mais 

Pode ter escrito centenas ou milhares de textos, mas não faz sentido que os publique todos. Ou metade deles. Para se promover, faça o mesmo que faz com as palavras: simplifique e comunique. Por isso, seleccione os seus trabalhos realmente mais marcantes e dê-lhes especial destaque. Não se esqueça que um portfólio não é um diário da sua vida – é apenas um resumo dos seus melhores projetos. Para não tornar o portfólio de escrita maçudo e aborrecedor, dê vida a cada texto destacado, com uma fotografia ou imagem ilustrativa.

Valorize-se

O portfólio não é apenas uma mostra dos seus trabalhos – é também uma apresentação sua. Por isso, não se esqueça de incluir o seu currículo, garantindo que o constrói de forma adaptada àquilo que pretende. Especifique a sua formação e experiência na área (a mais importante): os trabalhos que fez quando ainda estudava, a entregar pizas ou a servir cafés, só serão importantes se quiser exercer a escrita na anotação de pedidos atrás de um balcão. 

Mantenha o seu portfólio atualizado

Quer seja em forma de site, blogue ou numa plataforma de portfólios criativos, um portfólio de escrita sem atualizações é o mesmo que uma vida sem se sair de casa – esquece-se com facilidade. Assim, garanta que, com uma regularidade frequente, introduz novos trabalhos no seu portfólio de escrita e atualiza as imagens utilizadas. Caso não disponha de mais, escreva um conto curto ficcional, publique frases célebres ou pensamentos seus acerca da área em que trabalha, de forma a manter um portfólio atual, dinâmico e apelativo. 

Não esqueça o velho papel

O portfólio digital é essencial, mas a sua versão tradicional, impressa, continua a ser igualmente importante. Prepare um portfólio em papel, para enviar por correio e para levar a entrevistas, garantindo que cumpre a mesma linha estética do seu site, blogue ou portfólio digital. Aconselha-se ainda que procure imprimir esta sua apresentação em papel de qualidade, com brilho/mate ou numa gramagem acima do normal. Se o seu portfólio é o seu “cartão-de-visita”, procure então que ele transmita a melhor imagem a seu respeito, falando por si e pela sua forma de escrever.

Votação: 

Comentários

Replied
Retrato de naldo66

eu realmente vejo muita ortografia incorreta principalmente em questão de alunos que deseja uma carreira ,pois a internet é maravilhosa mas muita pessõas esquecem do comprimento ,da vigula e abrevia as palavras a escrita não podem ser substituida por nada.

Replied
Retrato de naldo66

amo escrever e sempre engulo letras silabas e pronomes para o campo do jornalismo impresso precisa mais se adaptar as regras .as regras sempre exirgem um bom conteudo.

Votação

Em que altura do dia costuma escrever mais?
De manhã
16%
À tarde
17%
À noite
68%
Votos totais: 676

Iniciar sessão

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.