Escrever eficazmente para a web implica captar a atenção do utilizador da forma mais rápida e criativa possível. Um bom local para começar é com os títulos: em média 8 em 10 pessoas leem o título, mas apenas 2 acabam por ler o artigo completo. Já deu para perceber qual a importância dos títulos para a escrita online?
Bom ou mau, um título para a web diz tudo e pode ser o motivo pelo qual um utilizador escolhe ler ou não determinado artigo – pode ser a diferença entre clicar num link ou abandoná-lo em busca de outro, mais apelativo. Um título pode aparecer nos mais diversos veículos: conta de e-mail, RSS feed, redes sociais ou até no telemóvel e, independentemente do meio, deve ter sempre a mesma função: fazer uma excelente primeira impressão no leitor. Caso contrário, o artigo ou post corre o risco de nunca ser lido. É por isso mesmo que apostar na criação de excelentes títulos é uma das melhores formas de cativar leitores. Para além de resumir efetiva e eficazmente o tema do artigo, um título para a escrita online tem de conseguir a atenção de quem o lê porque o leitor irá tomar a decisão de ler ou não o que vem a seguir, muitas vezes baseado unicamente nesse título.
Um bom título resume a essência do artigo com poucas mas poderosas palavras – basta observar os títulos de jornais, revistas e até anúncios publicitários, que são excelentes fontes de inspiração para quem tem de escrever títulos atrativos para a web. Os principais requisitos para um bom título incluem:
Claro: para ser simultaneamente compreensível e informativo, um título tem de ser claro, tem de ir direto ao assunto – que neste caso é o tópico do artigo que encabeça. Um bom exemplo pode ser o seguinte: “Tudo o que precisa saber sobre piscinas biológicas”. Quanto mais claro, melhor: o leitor agradece.
Específico: um título que não é específico dificilmente se conjugará com o artigo e todos os leitores querem títulos específicos, ou seja, querem saber: do que se trata o artigo? Não se esqueça de incluir as keywords do artigo em questão, recorrendo à escrita criativa para tornar essas palavras-chave num convite para continuar a ler. Por exemplo, num artigo sobre “piscinas biológicas” o título “Nadar numa piscina amiga do ambiente” não é tão específico ou criativo como “Piscinas biológicas: mergulhos amigos do ambiente”.
Curto: curto e de leitura rápida são dois requisitos fundamentais para os títulos online. No que toca a escrever títulos para a web, menos é mais e a prática, juntamente com uma boa dose de criatividade, permite a elaboração de títulos curtos, memoráveis e atrativos – que motivam a continuação da leitura. Por exemplo: “Piscinas biológicas de A a Z”. Em alguns casos, os títulos mais compridos também funcionam para a escrita online – nessas situações é importante utilizar a pontuação para facilitar a leitura, por exemplo, aplicar vírgulas, traços ou dois pontos.
Poderoso: para captarem e prenderem o olhar do leitor, os títulos para a escrita online precisam de ter força e essa força encontra-se normalmente na utilização de verbos curtos, que incitam à ação. Quando escrever títulos para a web, utilize sempre a voz ativa em detrimento da voz passiva, escrevendo sempre no presente e nunca no passado (a não ser que seja imprescindível). Procure sinónimos curtos e interessantes para os verbos habitualmente utilizados ou então dê mais força às keywords com a introdução de palavras poderosas como “simples”, “rápido” ou “interessante”. Por exemplo: “5 piscinas biológicas fantásticas para o seu jardim”.