Possuo um grau de experiência de vida que me proporciona escrever com propriedade essa crônica crítica. Inúmeros textos citaram louvavelmente as deficiências humanas, seus complexos, as causas dos seus fracassos e insucessos na vida. A grande maioria das pessoas tem grandes ambições, grandes projetos, regados por deficiência de caráter e de personalidade, várias são as desculpas para a má formação do caráter: a educação muito branda ou demasiadamente severa, as injustiças.
Estas somas não mudam nem se transformam com o decorrer do tempo mudando o caráter de uma pessoa. Denominar esse processo de debilidade de caráter é mais que justo, pois o mesmo é difícil de ser reformado, e isso torna o homem de caráter fraco fazendo com que o mesmo não consiga ver a si, fazendo com que ele reconheça mais facilmente as deficiências dos outros, porém não as suas. Isso é notado quando as pessoas passam a viver envolta num véu tecido por infantilidade, orgulho, vaidade, ignorância e medo da verdade, que os impede de ver as coisas como realmente são. Esses indivíduos enxergam maiores os defeitos dos outros, não deixando ver os próprios.
Nossa realidade dificulta e complica, tornando-os artificiais, fazendo com que o mesmo procure parecer melhor do que é realmente, com seus defeitos e fraquezas. Infelizmente o talento se revela pelos mesmos sinais, integrado com a inteligência. Esse conjunto de fatores da origem há vários tipos de caráter: o tipo insensível e perverso, que tem por caraterística ser uma boa pessoa na sociedade, mas sem nenhum senso ético, nunca pratica o bem pelo bem; o tipo estreito mental, sua caraterística consiste na maneira que julga as coisas, desdenhando os conceitos alheios; os tímidos e audaciosos, estão em todos os lugares, geralmente o tipo audacioso pula sem medir a distância e as consequências dos seus atos; o tímido é geralmente inteligente, introspectivo.
Nesse invólucro de tipos de caráter temos o mais comum que defrontamos na vida diária o perverso que age por um forte sentimento de inferioridade. Em consequência vem à inveja, o ódio, esse tipo vive em choque com a própria consciência, tentando justificar aquilo que prega e defende persuadindo, tornando-se ‘’cego e surdo’’, essas caraterísticas denunciam sua falta de coragem, onde se classifica definitivamente o homem de caráter falso.
Zenir Izaguirre